Público | Publicado em 13/08/2014
Diariamente, a equipe técnica de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) atende gestores municipais com dúvidas de como deve ser feita a entrega do Demonstrativo de Contas Anuais. Apesar de o prazo para o lançamento dos dados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) ter encerrado, muitos ainda tem dúvidas em relação ao processo.
Para auxiliar os agentes municipais no lançamento das informações, a Confederação publicou uma nota de orientação com um passo a passo. No documento, a entidade chama a atenção para os dois casos: Municípios que tenham implantado o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (Pcasp) no exercício de 2013 e aqueles que ainda não implantaram o Plano. Muitas prefeituras ainda não estão com o Pcasp implantado, e essas devem preencher a planilha do Quadro de Dados Contábeis Consolidados (QDCC), por intermédio do Siconfi.
A entrega do Demonstrativo de Contas Anuais pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) é uma orientação da Portaria 86/2014 da Secretaria Nacional do Tesouro (STN). E a partir de 2015, todos os Municípios devem fazer o lançamento das informações pela planilha da Declaração de Contas Anuais (DCA).
O documento esclarece como funciona o Siconfi, sua operação e como alimentar o Sistema. Também traz o passo a passo do processo para cadastramento de informações dividido em duas partes: Conhecendo o Siconfi e Operando e alimentando o Sistema.
Acesse o Conhecendo o Siconfi e o operando e alimentando o Sistema
http://www.cnm.org.br/portal/images/stories/Links/16042014_Passo-passo_SICONFI_parte_1.pdf
http://www.cnm.org.br/portal/images/stories/Links/16042014_Passo-passo_SICONFI_parte_2.pdf
Fonte: CNM – Confederação Nacional dos Municípios
Telefone: (27) 2103-0677 / 3047-2373 | Email: contato@atualinformativo.com.br | Webmail
© 2025 Atual Informativo Fiscal.